Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Verão em Floripa

Como os amigos de fora estão sempre pedindo dicas para curtir bem a temporada aqui na ilha, este último post do ano (antes de rápidas férias e mais uma viagem) tem como objetivo registrar apenas um pout pourri de sugestões para quem está programando passar uns dias de verão por aqui. Prometo, com mais tempo, fazer um verdadeiro roteiro de passeios em Floripa, para quem quer curtir de verdade esse pedacinho do paraíso (a melhor época é março/abril).

Se você está disposto a vir nas semanas mais lotadas da temporada como Natal, Reveillón e Carnaval, prepare-se para muito trânsito! Para fugir dele, escolha uma pousada na praia de sua preferência. São 42 ao redor da ilha, mas veja os principais núcleos:


Sul da Ilha - aqui ficam as praias do Campeche  (e o badalado point do Riozinho), Armação, Matadeiro, Pântano do Sul, Morro das Pedras, Praia dos Açores, etc. Todas com mar grosso, água mais fria, própria para o surf e mais distantes do centro e dos points de balada (se este é o seu objetivo). Se você quer muito sossego, escolha a Praia dos Açores ou a quase selvagem Matadeiro (para ficar lá é melhor escolher uma casa de aluguel). Nesta região, eu recomendo o Campeche, onde há muitas pousadas (como a Tamarindo) e casas de aluguel de temporada, além de ficar a poucos minutos da Lagoa da Conceição que tem um centrinho charmoso com bares, cafés, lojas e bastante movimento à noite.

Praias do Leste - as famosas Joaquinha e Praia Mole estão aqui, com hotéis de praia mais antigos. A Lagoa da Conceição concentra uma boa oferta de pousadas e a Barra da Lagoa tem muitas opções de hospedagem econômica, apesar da praia não ser exatamente muito bem frequentada. Estão aqui também as praias quase desertas do Moçambique, Rio Vermelho e a Galheta, única de nudismo na ilha. Se  você escolher a Lagoa, não pegará trânsito para sair à noite e poderá perambular pelas praias preferidas que ficam relativamente perto (há motos de aluguel na Avenida das Rendeiras). Para maior comodidade, o Praia Mole Hotel ainda é uma boa opção se quiser ficar nesta praia que, na minha opinião, é a mais linda da ilha.



Praias do Norte - a familiar Daniela, a badalada Jurerê, a "argentinha" Canasvieiras estão aqui. Além destas, Ingleses (tomada de construções e com público diverso), Santinho (com o maior resort da ilha) e as distantes Lagoinha do Norte e Praia Brava. Todas têm acesso pela Rodovia SC 401 que leva à região Norte da Ilha. Escolha a sua preferida, a maioria tem muitas opções de aluguel de aparts, pousadas e hotéis. Não considere ficar rodando entre elas todos os dias, pois o trânsito e a distância são desanimadores.

Centro - não aconselho ficar por aqui se o seu objetivo é ir à praia. Mas se for baixa temporada, apesar do trânsito na cidade estar cada vez pior, até dá para ficar nos melhores hotéis da cidade que ficam na Beiramar (Sofitel, Majestic e Blue Tree), e se deslocar para as praias que escolher.

Para escolher pousadas, hotéis e casas de aluguel consulte o site http://www.guiafloripa.com.br/

Circuito de praias:

Quem mora aqui normalmente escolhe a praia conforme o tempo e o vento (dias de vento sul evite as praias do Sul e os de vento Nordeste as do Norte). Mas você quer conhecer os melhores points, segue uma sugestão que não pode faltar no seu roteiro:

Praia Mole (foto)- há muitos anos atrás era o reduto do "beatiful people" da ilha, com seus bares de praia rústicos e uma badalação light na areia. Mas o trânsito crescente e a superlotação de turistas espantaram os frequentadores antigos para o Riozinho e Jurerê. Mesmo assim, esta praia de mar bravo de cores verde-azulada merece um dia no seu roteiro. Sugestão de ir cedo e voltar antes da fila começar (ali pelas  15hrs).

Riozinho - novo point do pessoal da ilha, ficou um tanto prejudicado pelas últimas ressacas do mar. Mesmo assim, a vista da Ilha do Campeche e os frequentadores compensam a sua visita. Fica à esquerda da principal avenida do Campeche (Av. Pequeno Príncipe). O point é marcado por uma entrada de estacionamento, bem sinalizada. O bar de praia é a única infra no lugar, mas há vendedores de sanduíches e água na praia.

Moçambique - uma das poucas praias sem construção na ilha, conserva o jeito selvagem e não há estrutura, por isso leve seu lanche e água. Mar bom para surf, poucas pessoas na areia (ideal para começar o bronzeado ou fazer topless).

Jurerê - nos últimos 5 anos se tornou o point da balada na ilha. Seus paradores e bares de praia ficam lotados na temporada, com festas, DJ's famosos e muita gente bonita por todos os lados. Para garantir um lugar na areia, chegue cedo e não se estresse com a super lotação que começa depois do meio-dia. Procure se informar, pois muitos bares oferecem festas sunset. Normalmente os lounges e mesas são reservados mediantes consumação. Escolha o seu predileto: P12 (maior estrutura, com piscinas e lounges), Donna (ambiente contemporâneo, bom para almoçar), Taikô (o mais tradicional e requisitado pela garotada), Café de La Music (área de praia pequena, mas boa estrutura de bar e frequentado por descolados), Nomuro Riso Beach (novidade do verão 2012, bom restaurante de praia, mais sossegado).

Praia da Lagoinha do Norte - antes só frequentada por hermanos, essa praia de águas calmas e claras é um paraíso bem ao norte da ilha. Agora há bons hotéis e pousadas charmosas para quem quer se hospedar por lá. É vizinha da Praia Brava, que merece uma visita também (se bem que no último verão as águas da Brava estavam impróprias para o banho).

Passeios que Valem a Pena:


Ilha do Campeche (foto)- Se programe para acordar cedo e ir até a Praia da Armação para pegar uma das antigas baleeiras nesta praia que antigamente caçava as Baleias Francas e produzia aqui o óleo e argamassa com a gordura do mamífero. A Ilha, com inscrições rupestres e preservada, tem águas claras, areia branquíssima e é um paraíso para passar o dia e fazer snorkelling.

Degustar Ostras Cultivadas - são dois os pontos de cultivo das famosas ostras aqui na ilha, o Ribeirão que fica bem ao sul e está pipocado de restaurantes com píers onde os moluscos são servidos fresquinhos, e Santo Antônio de Lisboa, no caminho que leva às praias do Norte, também com vários restaurantes na orla. Ambos lugares têm casarios típicos, cafés e um pôr do sol maravilhoso. A minha dica é, na volta da praia, passar em uma destas antigas vilas de casario açoriano para provar uma das várias maneiras de preparar as ostras que temos por aqui.

Trilhas - são muitas as trilhas pela ilha e o site guiafloripa.com.br traz algumas sugestões. Mas se é para escolher uma delas, faça a trilha do Pântano do Sul que leva à Lagoinha do Leste (foto). Esta praia selvagem com uma deliciosa lagoa que desemboca no mar é um tesouro escondido de Floripa, só acessível aos mais animados que enfrentam o caminho sinuoso dentro da mata, mas bem delimitado, de 40 minutos. Leve água e lanche, pois é desabitada. A chegada com a bela vista da praia compensa o sufoco da subida.



Fim de Tarde na Lagoa - a Lagoa da Conceição é a nossa Vila Madalena. Lojinhas de decoração e surf, cafés, restaurantes típicos, feirinha na praça, sem dúvida é um point que merece uma boa caminhada no final da tarde, seja para um suco, café ou para o happy hour. Se você estiver animado ou chegar para o almoço, vá ao píer ao lado da ponte e pegue um barquinho para ir até a Costa da Lagoa (use os de transporte público mesmo, saem com horário marcado). Lá existem restaurantes típicos e simples e uma cachoeira deliciosa. É um passeio bem gostoso e diferente. Se você for mais esportista, alugue uma lancha na marina para um ski aquático ou agende aulas de windsurf ou kitesurf em uma das muitas velarias que circundam esse manancial de água salobra.

Sandboard nas Dunas - um programa gostoso para um horário não muito quente (vá no final do dia). As dunas da Joaquina já diminuíram de tamanho (ou será que quando criança eu tinha outra perspectiva da altura?), mas continuam deliciosas para uma descida de prancha e mirar as lindas praias da Joaquina e do Campeche. As lagoas de água que ficam no meio das dunas também são limpas e valem um mergulho.

Badalar - todas as tribos encontram o seu point aqui em Floripa. Na Lagoa, o centrinho concentra muitas opções de pubs e bares. Black Swan (pub com música ao vivo e ótimo ambiente para paquerar, beber e dançar), John Bull (bar rock roll), Nomuro (baladinha light), Confraria (boate que começa depois da 1h), são algumas das opções. No Jurerê, há festas esporádicas à noite nos bares de praia como o P12, Café de La Music e o Donna, além das famosas boates Posh (clube de luxo) e a Pachá (filial da casa de Ibiza). No centro, o Double7 (foto) é uma filial do mesmo bar de NY, além do El Divino Lounge com restaurantes, bares e boate.





Vai ficar faltando neste blog as dicas de Onde Comer e Onde ficar, mas prometo logo logo atualizar esse post com as informações. O guia 4 rodas (guia4rodas.com.br) traz algumas opções e a Veja SC também.

Bom Verão!




11 comentários:

  1. Olá Ana

    Parabéns pelo post, iremos em uma turma para Florianópolis durante o carnaval, se puder postar mais algumas dicas, ficaremos gratos.

    Abraço

    Daniel Aio

    ResponderExcluir
  2. Superlegais as dicas! Em breve quero despontar aí em Floripa para fazer uma bela série da cidade! :-)

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    gostei muito do post e fiquei particularmente interessada no conceito "festas sunset". Vc poderia indicar uma legal?Do tipo que é frequentada pelos locais?Ficaremos 4 dias e queremos fugir dos turistas.Praticamente impossível no carnaval, certo?
    Obrigada,
    Lary

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana! Muito boas as dicas!
    Você tem dicas específicas pro carnaval? Tem algum carnaval/bloco de rua que valha a pena conhecer?

    Obrigado,
    Marcos.

    ResponderExcluir
  5. Respondendo aos comentários sobre Festas Sunset e Carnaval:

    Os Beach Clubs de Jurerê organizam as festas sunset na temporada e no Carnaval também, que são baladas que começam no meio da tarde e duram até umas 22hs, com DJ's conhecidos e a galera vestida com roupa de praia mesmo ou mais casual.

    Normalmente nos sites eles divulgam e vendem os ingressos antes, mas creio que estando aqui vocsê pode obter a informação em cada um deles.

    As melhores festas - P12 e Donna Dinning Club (www.eldivinobrasil.com.br) e as do Café de La Music (www.cafedelamusiquefloripa.com.br). Na praia do Riozinho no Campeche o bar com o mesmo nome normalmente promove festas no final da tarde com DJ local que são abertas ao público, tipo pé na areia e mais simples.

    No Carnaval há uma programação mais intensiva. Certamente terão festas na Pacha e no Posch Club (www.eldivinobrasil.com.br) com música eletrônica. Na Lagoa há uma escola de samba local que faz desfile e em Sto Antônio de Lisboa blocos de rua. Sábado é dia dos blocos de sujos (homens vestidos de mulher) no centro da cidade começando na Praça XV e região da Av. Rio Branco. Nossos desfiles das escolas de samba também são animados, mas para desfilar. Consulte o site das escolas no link para informar sobre a compra de fantasias - http://www.guiafloripa.com.br/carnaval/desfile.php3. A programação também será colocada neste site mais próximo da data.
    Boa badalação!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog! bem bacana! Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Difícil concentrar no post quando a autora é mais linda que todas as praias de Floripa juntas...

    ResponderExcluir
  8. Ola Anna! Parabens pelo blog! estou indo em abril pra floripa com meu marido e filho de 9 meses e
    gostaria de dicas de hospedagem, pois queremos ficar numa praia boa e bem proximos de comercio em geral.obrigada. Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, eu sugiro buscares no site www.guiafloripa.com.br a hospedagem por tipo de praia. Eu recomendo algo em Jurerê ou na Lagoa, desista de Canasvieiras, Ingleses e Barra da Lagoa. Ou as praias não são muito boas ou há muito trânsito para se locomover.

      Excluir
  9. Ola! Vou para Floripa em julho, participar de um congresso no centro de convenções. Não encontro hotel no centro que tenha uma diária mais em conta. Onde posso ficar fora do centro e que nao precise pegar muito tempo de transito até o centro de convenções? desde já agradecida. Claudia

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Vou passar o carnaval de 2014 em Floripa e estou sem saber onde ficar. Olhei a Pousada dos Artistas na praia Daniela. A localização dessa pousada é legal para o carnaval?? Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...